Curiosidades

[Curiosidades][grids]

Internet

[Internet][grids]

Politica

[Politica][grids]

Tecnologia

[Tecnologia][grids]

Saúde

[Saúde][grids]

Astronomia

[Astronomia][grids]

Beleza

[Beleza][grids]

Ciência

[Ciência][grids]

Quais doenças você pode pegar em banheiros publicos?

Sentar na privada de um banheiro público pode parecer uma ideia maluca, quase impensável para algumas pessoas. De acordo com um antigo estudo britânico, realizado em 1991, 85% das mulheres que frequentavam uma clínica de ginecologia disseram usar o banheiro agachadas, enquanto 12% cobriam a privada com papel antes de se sentar. Só 2% das entrevistadas confirmaram que apoiavam, de fato, no assento. Mas será que é mesmo preciso forrar a privada com um pedaço de papel ou deixar de usar esses banheiros? Você pode realmente contrair doenças em banheiros públicos? Se sim, a quais tipos de problemas você está exposta? O tabloide americano The New York Times levantou essa questão e explicou se isso é mesmo possível.


É possível pegar doença em banheiro público?


As chances de pegar doenças usando o vaso sanitário são pequenas, e, segundo o microbiólogo Jason Tetro, não existe o perigo de se contrair uma infecção, a não ser que a pessoa lambesse o assento. Isso porque não haveria porta de entrada no corpo para permitir o contato com bactérias. Os riscos só se tornariam reais se as genitálias tivessem contato com a privada.

No entanto, pesquisas indicaram a presença de microorganismos perigosos nos assentos. Muitas vezes o grande risco está na descarga, já que as gotículas espalhadas por ela poderiam infectar mãos e outras partes do corpo. Má higienização do ambiente e do corpo após o contato também oferece um risco muito grande.

Como evitar?


Carregar na bolsa um lenço antisséptico ou ainda pressionar a descarga com um pedaço de papel ou com o cotovelo e logo após também utilizar o papel para encostar em outras superfícies, inclusive a maçaneta da porta, são algumas alternativas para evitar uma possível contaminação. Além disso, procure fechar a tampa da privada antes de dar descarga, isso porque a força da descarga de alguns banheiros podem levar para fora gotículas praticamente invisíveis, que voam por mais de um metro.

É preciso também atenção para o contato de cortes abertos com o vaso sanitário, uma vez que os germes podem ser levados até a boca, nariz ou olhos por meio das mãos.

Doenças transmitidas em banheiros

HPV - O HPV pode ser adquirido com o uso do banheiro público, embora as chances sejam mínimas

Importante: A AIDS NÃO pode ser contraída pelo uso de banheiros públicos. Não existem evidências médicas que apontem a infecção de doenças venéreas em assentos sanitários

Na teoria, o ebola também poderia ser contraído pelo uso de privadas

Candidíase - A doença também pode ser contraída com o uso do banheiro que não estiver higienizado corretamente

Norovírus - Pesquisas indicaram a presença de microorganismos perigosos nos assentos, como o norovírus, vírus normalmente encontrado em cruzeiros

Corrimento - Se o vaso sanitário não for higienizado da maneira correta, pode haver o risco de se contrair corrimentos

Infecção urinária - O problema também pode ser adquirido caso a privada não for limpo de forma adequada

Fontes: New York Times - Vix

Nenhum comentário: