Curiosidades

[Curiosidades][grids]

Internet

[Internet][grids]

Politica

[Politica][grids]

Tecnologia

[Tecnologia][grids]

Saúde

[Saúde][grids]

Astronomia

[Astronomia][grids]

Beleza

[Beleza][grids]

Ciência

[Ciência][grids]

Universidade cria teste que apenas 1% da população consegue se dar bem


Nem sempre é fácil reconhecer as pessoas na rua, pelo menos não para algumas pessoas. Você já passou por algum momento constrangedor no qual uma pessoa te cumprimentou e você fica na dúvida se conhece ou não? Ou será que você é daquele tipo de pessoa que consegue decorar os rostos de todas as pessoas que conhece, inclusive aquelas que vê na televisão?

A probabilidade de você ser a primeira pessoa é grande, e isso quem diz é a ciência. No mundo todo apenas 1% da população se enquadra no segundo grupo de pessoas. Os “super reconhecedores faciais”. É muito importante lembrarmos que não temos o intuito de criticar, julgar, muito menos impor verdades absolutas. Nosso objetivo é único e exclusivo de informar e entreter. Por isso, o conteúdo dessa matéria se destina a aqueles que se identificarem.



Assim como o psicólogo Josh Davis, da Universidade de Greenwich, Reino Unido. Ele é um curioso do assunto e, não apenas, desenvolveu um teste online para poder identificar essas pessoas super reconhecedores de rostos. O teste é rápido, apenas alguns minutos. Se trata de uma primeira etapa dessa pesquisa. As pessoas que conseguem acertar, pelo menos, 10 rostos passam para a segunda fase, que leva mais tempo.


Essa não é a primeira que pesquisadores estudam o assunto. Em 2009, neurocientistas de Harvard fizeram os primeiros testes com pessoas que possuem essa habilidade. Para isso, trabalham apenas com 4 pessoas que se diziam ter a habilidade de reconhecer rostos como ninguém mais.

Essas pessoas se diziam não serem normais, e contaram aos pesquisadores que em ocasiões, por exemplo, reconheceram familiares que não viam há anos ou atores de comerciais que viriam apenas uma vez na vida. Inclusive, uma dessas pessoas afirmou que muitas vezes tinha que esconder essa habilidade: “Eu fingia que não reconhecia algumas pessoas porque parecia que eu as perseguia ou que elas significavam mais para mim do que elas realmente significam”.


Pesquisadores estão tentando descobrir quantos super reconhecedores faciais existem no mundo. Para isso foram criados vários testes sequenciais simples, que já conseguiram encontrar pessoas assim. Nem todos foram confirmados, mas o estudo conta com grupos de pessoas, por isso não é tão fácil chegar a uma conclusão exata.

Eles acreditam que essa é uma habilidade que está fora da memória comum, não se tratando de algo que possa ser melhorado com treinamento, como acontece com outras áreas da memorização tradicional. De acordo com um recente estudo divulgado pela revista PLOS ONE, dois campeões de competições de memorização foram estudados e fizeram testes de reconhecimento facial e, mesmo assim, receberam notas medianas.

Então, será que você é um desses super reconhecedores faciais? Quer ter certeza? Faça esse teste e descubra.

Você pode fazê-lo no Link abaixo:
https://greenwichuniversity.eu.qualtrics.com/jfe5/form/SV_1XJKpEw5sy9o01D



Encontraram algum erro na matéria? Ficaram com alguma dúvida? Possuem alguma sugestão? Não se esqueçam de comentar com a gente! E, claro, de nos dizer quantos pontos fez no teste!

Um comentário: