Curiosidades

[Curiosidades][grids]

Internet

[Internet][grids]

Politica

[Politica][grids]

Tecnologia

[Tecnologia][grids]

Saúde

[Saúde][grids]

Astronomia

[Astronomia][grids]

Beleza

[Beleza][grids]

Ciência

[Ciência][grids]

9 fatos científicos incríveis que vão fazer o seu dia mais feliz

A ciência pode ser o pior jeito para melhorar o humor e te deixar feliz diante da tristeza e da melancolia que pode estar tomando sua vida e até o mundo. Por sua própria natureza, métodos científicos são utilizados para resolver problemas. Por isso, ela pensa no pior em primeiro lugar.

Há, porém, uma série de afirmações da vida na ciência apenas esperando para tornar o seu dia melhor. Além de ser uma “solucionadora de problemas”, a ciência também é eternamente esperançosa e produz constantemente novas e melhores razões para sair da cama de manhã.

O site WhatCulture listou nove fatos científicos para fazer o seu dia mais feliz. O artigo foi adaptado. Confira abaixo:

Música pode ajudar a resgatar a memória de pacientes com Alzheimer

Alzheimer é uma doença terrível, mas os estudos sobre os efeitos da música sobre os pacientes com essa doença são suficientes para dar esperanças.

Escutar uma música que tenha marcado a juventude do paciente ajuda a ativar a memória inicial. Participar de um grupo de canto ou algo do tipo também pode aumentar a atividade cognitiva.

Acredita-se que a música é incrivelmente evocativa, de maneira muito parecida com o cheiro, e pode enviar estímulos aos cérebros dos pacientes que lutam contra o Alzheimer, trazendo de volta memórias que não poderiam ser resgatadas de forma convencional.

Cantar e dançar provocam um bom equilíbrio entre envolvimento social e instinto. Isso faz com que o cérebro trabalhe mais e deixa os pacientes menos vulneráveis.

Procrastinação é algo bom

Se você é um procrastinador crônico, boas notícias: segundo cientistas, isso significa que você também é mais criativo.

Segundo uma recente pesquisa, quase 20% dos adultos admitem ser procrastinadores crônicos. No entanto, o estudo mostrou que aqueles que procrastinam tendem a ter suas ideias mais criativas quando adiam seu “trabalho real”.

A pesquisa pediu para que entrevistados avaliassem seus níveis de procrastinação e, em seguida, pediu a seus chefes para avaliar a sua criatividade. Houve uma correlação entre os dois.

Em seguida, em um laboratório, os participantes foram convidados a apresentar uma ideia de negócio. Um grupo foi autorizado a fazer isso ao mesmo tempo em que jogava paciência ou campo minado, enquanto o outro tinha que vir com a ideia imediatamente. Aqueles que procrastinam tendiam trazer mais ideias criativas e inovadoras.

Acredita-se que a pressão adicional de trabalhar livremente incentiva mais a improvisação, flexibilidade e pensamento criativo.

Sexo matinal pode fazer o seu dia

Todo mundo sabe que o sexo pode liberar toda uma carga da magia do “hormônio do aconchego”, a ocitocina – além de um coquetel extra de dopamina, serotonina, vasopressina e adrenalina. Ter isso em uma noite, porém, significa que você vai perder as boas vibrações a partir desses hormônios enquanto você dorme.

Receber uma dose destes produtos químicos antes de seu banho matinal é tão eficaz quanto uma xícara de café para o pontapé inicial do seu dia. Você ficará em um melhor estado de espírito. O aumento do fluxo sanguíneo para o cérebro, associado ao sexo matinal, lhe dará um impulso incrível.

Alguém inventou um hoverboard – de verdade

Embora, como de costume, este ArcaBoard ainda seja uma tecnologia em fase inicial, ele parece ser muito mais parecido com o que você pode imaginar de um hoverboard “apropriado”. Para começar, ele realmente paira no ar, ao contrário dos pretendentes de duas rodas, e não requer uma faixa magnetizada para funcionar.

Atualmente, ele tem uma velocidade máxima de 12,5 km/h e pode ser controlado com um smartphone. Porém, as baterias só suportam seis minutos de voo. Ainda assim, estamos chegando lá.

Cachorros inclinam a cabeça para te ver melhor

A pequena e adorável inclinação de cabeça que muitos cães fazem quando você está dando uma bronca neles é o suficiente para derreter o seu coração. Mas por que eles fazem isso?

Cientistas afirmam que, quando cães inclinam a cabeça, eles estão te procurando em torno do nariz deles. Coloque seu punho na frente de seu nariz e perceba que parte de sua visão do rosto de outra pessoa fica bloqueada. É dessa forma que funciona a visão dos cachorros.

Gatos possuem um estilo musical favorito

Os gatos são geralmente muito frios sobre a maioria das coisas, mas em uma demonstração maravilhosa da ciência, os pesquisadores criaram um tipo de música especificamente concebida para ser apreciada por gatos.

A música contém sons que imitam o ronronar (quando os gatos se encontram naturalmente calmos) e os pássaros (que despertam seu interesse). Os pesquisadores descobriram que os gatinhos exibiram “expressões de aprovação” e se esfregaram nos alto-falantes nos quais a música de gato tocava, em comparação a quando tocava Bach.

Pessoas cegas sorriem mesmo sem nunca terem visto um sorriso

Sorrir é um fenômeno cultural. Bebês o fazem antes que eles possam fazer praticamente qualquer outra coisa. Apesar de nunca ter visto um sorriso antes, um cego de nascença também vai reagir dessa forma quando estiver feliz.

Uma pesquisa analisou mais de 4,8 mil fotografias de cegos e deficientes visuais e o resultado sugere que as expressões de alegria e tristeza são inatas do ser humano, e não aprendidas com o tempo. São instintos básicos.

Astronautas levaram rosas ao espaço só para ver se elas exalam um cheiro diferente

Existem todos os tipos de estudos em curso sobre os efeitos do espaço, voo espacial e gravidade zero em seres humanos e máquinas. Em 1998, porém, a empresa International Flavors & Fragrances decidiu fazer algo diferente.

O aroma doce de rosas é causado por óleos voláteis que produzem e a interação das moléculas com os receptores olfativos. Os pesquisadores se perguntaram, então, se o ambiente de microgravidade do espaço faria com que essas moléculas se comportassem de forma diferente, produzindo um novo perfume. Algo do tipo “rosa espacial”.

Eles estavam certos: o cheiro muda mesmo. As moléculas odoríferas das rosas no espaço foram completamente diferentes na Terra. A fragrância foi descrita como “ainda mais floral”. O cheiro foi supostamente incluído em um perfume japonês chamado “Zen”.

Ajudar o próximo te deixa mais feliz e saudável

Quer viver uma vida mais saudável, mais longa e mais feliz? Junte-se a algum trabalho voluntário.

Em uma revisão de 40 estudos realizados ao longo dos últimos 20 anos, pesquisadores descobriram que as pessoas que participam de atos altruístas, como trabalho voluntário, são menos propensas a sofrer de depressão. Elas tiveram um aumento dos níveis de bem-estar e uma redução de 22% nos riscos de mortalidade.

Fatores como aumento da atividade física e de interações pessoais (com maior liberação de ocitocina) também contribuem, evidentemente. A única ressalva é que isso tudo só parece funcionar se você fizer algo para ajudar os outros, não a si mesmo. Então, escolha uma boa causa e fique feliz!

Nenhum comentário: