Curiosidades

[Curiosidades][grids]

Internet

[Internet][grids]

Politica

[Politica][grids]

Tecnologia

[Tecnologia][grids]

Saúde

[Saúde][grids]

Astronomia

[Astronomia][grids]

Beleza

[Beleza][grids]

Ciência

[Ciência][grids]

Você estuda de forma eficiente?

Quando estudamos, seja para algum concurso, seja para qualquer tipo de prova, procuramos a melhor forma para que possamos entender melhor, porém, cada pessoa possui uma forma de aprendizado que lhe faça entender mais sobre determinado assunto. Para algumas pessoas, ler é a melhor forma de entender sobre algo, enquanto para outras, o aprendizado poderá render melhor de forma auditiva. Sejam quais forem os métodos de estudo de cada pessoa, há algumas formas que foram comprovadas por serem mais eficientes, confira abaixo:

- Ler as questões antes de resolvê-las: É essencial para que se conheça o grau de dificuldade do assunto da questão, dessa forma poderá selecionar melhor o material de estudo.

 Site Equilíbrio em vida

- Resolução de simulados, testes práticos: Este método é considerado altamente eficiente quando estamos nos referindo ao aprendizado. Realizar simulados de provas anteriores ou testes, faz com que a pessoa responda como se fosse a própria prova, não apenas um simulado, logo, poderá medir o grau de dificuldade da mesma, além de fazer com que qualquer pessoa esteja preparada para qualquer tipo de questão que possa cair em sua prova, seja ela dissertativa, ou alternativa. Essa técnica já foi comprovada por pesquisadores como sendo um dos melhores métodos.

Site Universia

- Fazer um cronograma de estudos: Se enganou quem pensava que estudar 24 horas a mesma matéria traria alguma certeza de sucesso em provas. Fazer um cronograma de estudos, definir as matérias que serão estudadas e quando serão, é mais uma forma altamente eficiente para quem espera ir bem nas provas ou passar em concursos. Definir os dias, horários e quais matérias estudar, faz com que os estudantes mantenham o foco e concentração, trazendo melhores resultados.

- Priorize os assuntos a serem estudados: Sem dúvidas, quando falamos de um concurso, todos os assuntos são importantes e indispensáveis, porém, dificilmente o edital será completamente cumprido nesse roteiro de estudos. Analise provas anteriores, verifique as matérias que estarão mais de acordo com o cargo para o qual prestará a prova.

- Descanso: Quando o assunto é estudo, todo o empenho parece pouco quando almejamos muito atingir os resultados, mas somente estudar sem descanso algum não trará benefícios aos estudantes. Estudos comprovam que pessoas que dormem pouco tem menor capacidade de concentração, logo, fazendo com que o desempenho diminua. Bom descanso e formas de estudos adequadas farão com que tenha um melhor desempenho cognitivo.

- Não opte por "decoreba": Não tente decorar as matérias ou textos, isso fará com que se esqueça rapidamente dos assuntos lidos. Procure entender a fundo o que está estudando, dessa forma conseguirá responder as questões da forma que elas vierem. 




Fontes: Sites Tudo sobre concursos, Guia do Estudante, blog Método de Aprovação.


Por Andreza Dantas Ferreira

Nenhum comentário: