Curiosidades

[Curiosidades][grids]

Internet

[Internet][grids]

Politica

[Politica][grids]

Tecnologia

[Tecnologia][grids]

Saúde

[Saúde][grids]

Astronomia

[Astronomia][grids]

Beleza

[Beleza][grids]

Ciência

[Ciência][grids]

O que são aglomerados estelares?


Aglomerados estelares ou aglomerados globulares são um tipo de constelação cuja principal característica é o fato de as estrelas estarem dispostas muito próximas umas das outras. Este fenômeno astronômico pode variar no tamanho e quantidade de estrelas, alguns, por exemplo, podem conter até um milhão de estrelas.

Formando-se em um tempo que pode ultrapassar os 10 bilhões de anos, os aglomerados estelares possuem um tamanho médio de 100 anos luz. No interior das formações existem algumas estrelas muito antigas e anãs vermelhas (estrelas relativamente frias do ponto de vista astronômico).

Uma característica comum dos aglomerados estelares é o fato desta formação conter nebulosas planetárias, núcleos de plasma em expansão “deixados” por uma supernova. Outra característica importante é a distância dos aglomerados, uma vez que estes encontram-se fora do plano galáctico, que é a área onde a maior partes das estrelas de uma galáxia se concentram. Muitas vezes o fenômeno pode encontrar em áreas do espaço intergalácticos, onde há pouca ocorrência de partículas.

Ainda hoje, os aglomerados globulares são um fenômeno pouco compreendido pela comunidade científica e ainda não se sabe ao certo se eles se formam ao longo do tempo ou se são resultado de algum acontecimento específico que os estabeleceu em menor tempo.







Por William Melo  

Nenhum comentário: