Curiosidades

[Curiosidades][grids]

Internet

[Internet][grids]

Politica

[Politica][grids]

Tecnologia

[Tecnologia][grids]

Saúde

[Saúde][grids]

Astronomia

[Astronomia][grids]

Beleza

[Beleza][grids]

Ciência

[Ciência][grids]

Aprenda a fazer um ar-condicionado que não consome energia


Na TV e na internet, as pessoas vivem falando bem sobre o verão e o quanto as praias ficam bonitas nessa época. Mas, para quem não tem esse tipo de mordomia, o verão é mesmo sinônimo de calor, muito calor, e de contas de energia mais altas por causa do ar-condicionado. Isso, claro, quando se tem um em casa, não é verdade?

Caso você também só fique com a parte chata do verão (ou seja, o calor e o suor) e esteja meio quebrado, nós já ensinamos como fazer um ar-condicionado caseiro aqui mesmo, no Universo Tech.

Hoje, no entanto, vamos um pouco mais longe: vamos ensinar como fazer um ar-condicionado que não consome energia elétrica. Não é muito mais genial?
Como você vai ver, a ideia ajuda a poupar na conta de energia elétrica, mas foi desenvolvido com um motivo ainda mais nobre. Fruto da parceria entre as empresas Grameen Intel e Grey Dhaka, o Eco Cooler, ou ar-condicionado ecológico foi desenvolvido para ajudar a melhorar a qualidade de vida de famílias carentes, que vivem em áreas extremamente quentes da Ásia.

Agora, se você está se perguntando como o tal ar-condicionado que não consome energia é feito, fique sabendo que ele é inteiramente de materiais recicláveis. Algumas garrafas PET e um pouco de conhecimento científico fazem com que essa engenhoca seja capaz de diminuir a temperatura de um ambiente em até 5 graus. Já ajuda, não?

Abaixo, você confere a lista de materiais necessários e, claro, como o ar-condicionado do bem é feito. Quer ver?

Quais o materiais usados?

chapa de papelão (do tamanho de sua janela)

Garrafas PET

Como criar o ar-condicionado que não consome energia?

A primeira coisa que você precisa fazer são buracos do tanho do bocal da garrafa na chapa de papelão. Use um estilete para isso, como mostra a imagem abaixo.
O próximo passo é cortar o fundo das garrafas PET e o fechamento da tampa de cada uma delas, de maneira de as garrafas fiquem parecidas como um funil.

Cada uma das garrafas deve ser encaixada nos buracos do papelão, sempre no mesmo sentido e cuidando para não deixar qualquer um desses espaços vazios.
Assim que a painel estiver pronto, você só precisa acoplar a engenhoca na janela do ambiente que você precisa refrescado, de modo que a parte mais larga das garrafas fiquem para fora. Conforme o vídeo, é isso que garante que o ar quente seja refrigerado dentro da garrafa e entre mais fresco dentro de casa, passando pela parte mais estreita do funil de plástico.
Abaixo, no vídeo, você confere esse passo a passo de forma mais clara e detalhada:


E então, aprendeu como fazer? Agora, se você achou trabalhoso demais, um belo banho já deve ajudar a fazer o calor ir embora temporariamente.

Fonte: Hypeness, YouTube

Nenhum comentário: