Curiosidades

[Curiosidades][grids]

Internet

[Internet][grids]

Politica

[Politica][grids]

Tecnologia

[Tecnologia][grids]

Saúde

[Saúde][grids]

Astronomia

[Astronomia][grids]

Beleza

[Beleza][grids]

Ciência

[Ciência][grids]

Realmente faz mal comer a comida que cai no chão?

Sabe aquela velha teoria que muita gente segue por aí e diz que se a comida for recolhida do chão em menos de cinco segundos, ela pode ser comida? Pois é, fique sabendo que se você contou com isso em algum momento de sua vida e comeu alimentos que caíram no chão, você acabou ingerindo também uma “pancada” de germes e bactérias!

Imagem: UOL

Especialistas alertam que nenhuma outra teoria parecida com essa deve ser levada a sério, uma vez que, ao tocar no chão, a comida imediatamente é contaminada. O tempo de contato com o piso, ao contrário do que as pessoas pensam, não tem nada a ver com nada disso!

Uma pesquisa realizada em 2006, pela Universidade de Clemson, nos Estados Unidos; mostrou – por exemplo – a contaminação de uma mortadela que era jogada sobre diversas superfícies. Nos primeiros instantes de contato, 99% das bactérias dos pisos já tinham aderido à comida.

E essas bactérias, de acordo com quem entende do assunto, não são nada generosas com nosso corpo. Elas podem causar vários tipos de doenças, como a disenteria, que dependendo do grau que se encontra pode até levar a morte.

Um outro detalhe sobre esse assunto que também deixa os médicos muito preocupados é que não há estudos que apontem se um chão é mais sujo que o outro, até porque isso depende muito das condições de higiene do local, do fluxo de pessoas que existe ali e assim por diante. Então, não dá para confiar que um pão que caiu em sua cozinha vai estar mais limpo que se tivesse caído em uma calçada, na rua; ou no piso de um hospital. O ideal, por isso, é jogar a comida fora, a menos que ela possa ser lavada antes do consumo.

Fonte: Discovery

Nenhum comentário: