Curiosidades

[Curiosidades][grids]

Internet

[Internet][grids]

Politica

[Politica][grids]

Tecnologia

[Tecnologia][grids]

Saúde

[Saúde][grids]

Astronomia

[Astronomia][grids]

Beleza

[Beleza][grids]

Ciência

[Ciência][grids]

O que são serviços ambientais?

Fonte: Dcervin
Apesar de todo o apelo científico para que os países e as pessoas adotem medidas mais sustentáveis, ainda existem pessoas céticas em relação as questões ambientais. Porem a natureza possui inúmeros recursos dos quais o homem se beneficia e nem sempre se dá conta, a esses benefícios dá-se o nome de serviços ambientais.
Como já vimos, a definição de serviços ambientais ou serviços ecossistêmicos é simples: trata-se dos benefícios que as pessoas obtêm da natureza direta ou indiretamente, através dos ecossistemas, a fim de sustentar a vida no planeta. Podemos classificar os serviços ambientais em quatro tipos: serviços de provisão, serviços de regulação, serviços culturais e serviços de suporte. Vejamos cada um deles.
Serviços de Provisão:
Fonte: Schroeder law office

Se caracterizam como os produtos obtidos dos ecossistemas. Exemplos: alimentos, água doce, fibras, produtos químicos, madeira. Se levarmos em consideração que quase todas as matérias primas das indústrias em geral são obtidos nos ecossistemas naturais, podemos concluir que o ser humano não pode continuar seus meios de produção sem este tipo de serviço ambiental.
Serviços de Regulação: 
Fonte: Wallpaper cave

São benefícios obtidos a partir de processos naturais que regulam as condições ambientais, o planeta terra possui essas características, mas se analisarmos mais especificamente podemos tomar como exemplo absorção de CO² pelas florestas, o controle do clima, a polinização de plantas e o controle de doenças e pragas como alguns dos principais serviços de regulação.
Serviços Culturais: 
Fonte: SSTDI

São os benefícios intangíveis obtidos de natureza recreativa, educacional, religiosa ou estético-paisagística. Com um dos melhores exemplos podemos citar o ecoturismo. As belezas naturais e a variedade cultural dos povos da Amazônia podem ser convertidas em benefícios econômicos através do ecoturismo ou do etnoturismo, gerando empregos diretos e indiretos. Segundo a Organização Mundial de Turismo, o ecoturismo cresce 20% ao ano em relação aos 7,5% do turismo convencional.
Serviços de Suporte: 
Fonte: The green machine

Contribuem para a produção de outros serviços ecossistêmicos alguns exemplos são a ciclagem de nutrientes, a formação do solo e a dispersão de sementes. Tendo como exemplo somente o suporte da ciclagem de nutrientes, pode-se afirmar os elementos que compõe o ambiente nos dias de hoje provavelmente são os mesmos de séculos atrás, eles apenas sofreram processos de ciclagem.



Por William Melo
Fonte: o eco (adaptado)


Nenhum comentário: