Curiosidades

[Curiosidades][grids]

Internet

[Internet][grids]

Politica

[Politica][grids]

Tecnologia

[Tecnologia][grids]

Saúde

[Saúde][grids]

Astronomia

[Astronomia][grids]

Beleza

[Beleza][grids]

Ciência

[Ciência][grids]

5 Benefícios da Preservação Ambiental

Hoje em dia, as pessoas já possuem maior consciência da importância da preservação ambiental, no ramo científico, pesquisadores como Philip Fearnside afirmam que a floresta em pé pode trazer benefícios econômicos superiores as atividades realizadas atualmente, como a agropecuária extensiva ou o extrativismo não sustentável. Isso sem considerar os inúmeros serviços ambientais obtidos com a preservação dos ecossistemas. Vejamos agora 5 destes benefícios.

1. Regulação das temperaturas

Fonte: Pinterest

Em regiões intertropicais onde a incidência de raios solares é maior, é comum existirem florestas tropicais. Estas, por sua vez são grandes responsáveis por regularem as temperaturas. Estes processos de regulação ocorrem a partir de diversos meios e reações, como a absorção de gás carbônico da atmosfera, bloqueio da radiação solar que incide no solo ou pela evapotranspiração das plantas.

2. Obtenção de produtos naturais

Fonte: O Poder das Frutas

As florestas tropicais possuem grande potencial para a produção de produtos naturais como alimentos ou matérias primas. Para se ter uma ideia, produtos como o açaí movimentam bilhões no mundo inteiro, porém ainda existem muitos produtos obtidos da floresta que possuem potencial semelhante, mas que não são tão conhecidos.

3. Ciclo de chuvas e provisão de água

Fonte: Shutterstock

As florestas tropicais levam muita água para a atmosfera através da evapotranspiração, essa água pode ser em maior quantidade que os próprios rios que cortam as matas. Como na américa do Sul existe uma barreira natural, a Cordilheira dos Andes, toda a umidade proveniente da Amazônia é desviada por essa cadeia de montanhas garantindo assim chuvas para as regiões sul e sudeste do Brasil.

4. Geração de renda através do eco turismo

Fonte: 99 Graus

Segundo a Organização Mundial de Turismo, o ecoturismo cresce 20% ao ano em relação aos 7,5% do turismo convencional. No Brasil, embora essa atividade ainda esteja se desenvolvendo, meio milhão de pessoas praticam ecoturismo, gerando 30.000 empregos diretos, movimentando cerca de 500 milhões de reais por ano.

5. Benefícios econômicos

Fonte: Goiás Industrial

A economia gira em torno da produção e sem matérias primas não há produção. O brasil por exemplo fatura quase 70 bilhões apenas com a produção de madeira, que é matéria prima para vários setores, como a construção civil, além disso existem outras matérias primas e insumos que são retirados da natureza e mantém a economia ativa. Porém é preciso considerar que todos os recursos naturais são finitos e precisam ser utilizados de maneira consciente.

Nenhum comentário: