Curiosidades

[Curiosidades][grids]

Internet

[Internet][grids]

Politica

[Politica][grids]

Tecnologia

[Tecnologia][grids]

Saúde

[Saúde][grids]

Astronomia

[Astronomia][grids]

Beleza

[Beleza][grids]

Ciência

[Ciência][grids]

O percurso do álcool no corpo humano


O álcool é uma droga lícita muito consumida no mundo inteiro, seja em baladas, bares, festas casuais ou eventos de família. As concentrações de álcool em cada tipo de bebida variam e podem chegar a até 90% de teor alcoólico, fazendo muita gente ficar alterada com apenas alguns goles. Apesar de todos saberem o estado de uma pessoa embriagada, poucos sabem como o álcool age no nosso organismo.

O principal ingrediente dessas bebidas é a molécula de etanol, que tem muita facilidade para entrar na nossa corrente sanguínea. A cada gole essas moléculas entram no sangue através da mucosa da boca.

O próximo passo é atravessar o esôfago e chegar no estomago. Nessa fase apenas 25% do etanol entrou no sangue, sendo que o resto só cai na corrente sanguínea quando chega ao intestino delgado.

O tempo médio para todas as moléculas de etanol entrarem no sangue é de cerca de 15 a 60 minutos e este tempo depende de fatores como a comida presente no estômago e a velocidade em que a pessoa bebeu. Por isso o famoso " vira " deixa a pessoa embriagada com tanta rapidez.

A última parte, onde o fígado sofre, ocorre a quebra das moléculas de etanol em partes menores para facilitar a sua eliminação. Por hora o fígado é capaz de processar até 350ml de álcool. Ao ultrapassar este valor, o etanol pode causar intoxicações no corpo humano.

Fonte: Mundo Estranho

Por: Rômulo SS

Nenhum comentário: