Curiosidades

[Curiosidades][grids]

Internet

[Internet][grids]

Politica

[Politica][grids]

Tecnologia

[Tecnologia][grids]

Saúde

[Saúde][grids]

Astronomia

[Astronomia][grids]

Beleza

[Beleza][grids]

Ciência

[Ciência][grids]

É proibido ser obeso no Japão, entenda!

Ser obeso é ilegal em Japão. As empresas estão obrigadas a medir a cintura de seus empregados e denunciar aos que se saem das medidas. Por isso as clínicas de emagrecimento tornaram-se altamente necessárias. O país tem uma das populações mais saudáveis do mundo mas as autoridades obrigam às empresas a medir a cintura de seus empregados.

A obesidade tornou-se um problema mundial. Inclusive em África, onde milhões de pessoas sofrem de fome, também milhares padecem esta doença. Talvez por isso, em Japão as autoridades tomaram o assunto com uma lei que pretende prevenir o aumento de pessoas com este problema. Desde 2008, uma norma obriga às empresas a medir a cintura dos empregados maiores de 40 anos. A medida não pode superar os 85 cm para os homens e 89,9 cm para as mulheres. As companhias devem denunciar quem não cumpram com o estabelecido.

Imagem: Movie City News


As pessoas com sobrepeso têm até 3 meses para perder os quilos a mais e se não o conseguem, o Estado pode ordenar que assistam a sessões de terapia obrigatórias. É por isso que as clínicas de emagrecimento se tornaram muito populares e também caras. O temor das autoridades baseia-se em que as novas gerações incorporaram à saudável dieta japonesa cada vez mais alimentos ocidentais ricos em gorduras.Mas os críticos da medida dizem que as normas governamentais especialmente quanto às cinturas masculinas - são simplesmente severas demais, e que mais de metade dos homens serão classificados como acima do peso. O efeito, dizem, será encorajar o uso excessivo de medicamentos e, em última análise, elevar os custos de saúde no país.

Yoichi Oguchi, professor da Escola de Medicina da Universidade Tokai, perto de Tóquio, e especialista em saúde pública disse que "não existe qualquer necessidade" de que os japoneses percam peso. "Não acredito que a campanha terá qualquer efeito positivo. Se algo assim fosse adotado nos Estados Unidos, haveria benefícios reais, porque há muitos norte-americanos que pesam mais de 100 quilos", afirmou Ogushi. "Mas os japoneses são tão esbeltos que eles não podem arcar com o risco de perder peso". Ogushi na verdade foi um pouco mais rigoroso com os norte-americanos do que estes merecem. Uma pesquisa do Centro Nacional de Estatísticas de Saúde dos Estados Unidos constatou que a cintura média entre os norte-americanos brancos era de 99 centímetros, 2,5 centímetros abaixo da norma estabelecida pela Federação Internacional do Diabetes. As mulheres norte-americanas não se saíram tão bem, com uma cintura média de 92,7 centímetros cerca de cinco centímetros acima da norma de 88 centímetros.

A diferença entre os padrões reflete as variações de altura e de tipo de corpo para os homens e mulheres japoneses. Os números comparáveis para os japoneses são escassos, mas um estudo de 1998 sobre uma amostra de trabalhadores de escritório constatou uma cintura média de 78 centímetros. Mas esse resultado modesto aparentemente não bastou para atenuar as preocupações dos burocratas da saúde do Japão.

Fonte: Bulhufas e Terra

Nenhum comentário: