Curiosidades

[Curiosidades][grids]

Internet

[Internet][grids]

Politica

[Politica][grids]

Tecnologia

[Tecnologia][grids]

Saúde

[Saúde][grids]

Astronomia

[Astronomia][grids]

Beleza

[Beleza][grids]

Ciência

[Ciência][grids]

Você tem medo de escuro?

No grego Nyctus (escuridão) e Phobos (medo), se forma a palavra Nictofobia. Não somente crianças, os adultos também sentem medo de escuro. O medo é mais comum em crianças, mas não unicamente a elas. No geral, não somente o medo de escuro, mas tudo que não conhecemos ou vemos com clareza, nos traz um certo medo. O medo de escuro não é diferente, ou seja, como não podemos enxergar todas as coisas nele contidas, ficamos com receio do que possamos encontrar, ou esbarrar em algo, se machucar.

 Fonte: Hypescience


Especialistas explicam a Nictofobia como sendo algum trauma ocorrido num passado distante, algum trauma que tenha sido ocasionado ou uma experiência ruim, com exemplos, quando os pais deixam/deixavam a criança de castigo no escuro, quando você era pequeno e a energia acabava e não tinha o que fazer nem ao menos como ver algo, ou até mesmo um amigo tentando pregar uma peça. Qualquer um destes motivos, além de outros, podem ter relação com o ocasionamento do medo em questão.

Existe também o fato de certas ocorrências acontecerem com uma maior frequência enquanto ainda se está escuro, como assaltos, violência, fazendo com que as pessoas liguem isso ao escuro e passem a recear o acontecimento de  algo negativo.

Existem alguns sintomas psicológicos relacionados ao medo de escuro:

- Medo de dormir só
- Sempre ter algum tipo de luz acesa
- Pavor noturno
- Medo de ataques quaisquer
- Acordar mais vezes que o normal

Saiba que é comum, grande parte das pessoas mesmo não sendo capazes de admitir, sofrem de medo da escuridão.



Fonte: Psicoativo


Por Andreza Dantas Ferreira

Nenhum comentário: