Curiosidades

[Curiosidades][grids]

Internet

[Internet][grids]

Politica

[Politica][grids]

Tecnologia

[Tecnologia][grids]

Saúde

[Saúde][grids]

Astronomia

[Astronomia][grids]

Beleza

[Beleza][grids]

Ciência

[Ciência][grids]

Seu aparelho eletrônico tem pouca duração?

Você já se perguntou sobre o motivo dos seus aparelhos eletrônicos durarem tão pouco? 
Pois é, esse fenômeno chama-se "obsolescência programada". 

Trata-se de uma estratégia desenvolvida pelas empresas e pelo capitalismo em geral, para que os aparelhos eletrônicos, eletrodomésticos e automóveis durem menos que o normal, ou seja, seu aparelho duraria muito mais, mas as empresas fazem com que ele tenha uma vida útil muito menor.

                                      Fonte: Expresso V


Mas por que? A menor duração dos aparelhos proporcionam às organizações mais lucro, pois além de fazer com que uma tecnologia se torne obsoleta e inove em uma melhor e mais atualizada, faz consequentemente com que as vendas dos comércios aumentem, pois em pouco tempo de uso, o aparelho (geralmente percebemos mais em celulares) começa a apresentar problemas, mesmo sendo bem cuidado e visivelmente em bom estado.

Para muitos, é sempre bom trocar de aparelhos, ter o mais atualizado que existe no mercado, na grande maioria das vezes, por questão de status. O problema aparece quando o consumo desenfreado prejudica o meio ambiente, aliás, quanto maior a produção de eletrônicos, eletrodomésticos e afins, maior a produção de lixo, e contaminação no meio ambiente. 

Provavelmente, daqui há alguns anos veremos este fenômeno ocorrer com uma gama maior de produtos, até porque, a tecnologia está em constante movimento e as indústrias e comércios com mais sede de lucro e poder em meio à concorrência.



Fonte: Planeta Sustentável (Abril), Idec.


Por Andreza Dantas Ferreira

Nenhum comentário: