Curiosidades

[Curiosidades][grids]

Internet

[Internet][grids]

Politica

[Politica][grids]

Tecnologia

[Tecnologia][grids]

Saúde

[Saúde][grids]

Astronomia

[Astronomia][grids]

Beleza

[Beleza][grids]

Ciência

[Ciência][grids]

Já lembrou de algum momento de sua vida pelo cheiro?

Quem nunca passou por isso: Enquanto passava por algum lugar, sentia um agradável aroma, logo, lembrou-se também de algum determinado momento em sua vida. Certamente pensando algo como: "Esse cheiro me lembra daquela época, ou daquela situação". 

A essa ocorrência, dá-se o nome de memória olfativa, e sim, existe, não é mera coincidência ou simples impressão de nossas mentes. É fascinante, quando sentimos o cheiro de algo, e a lembrança automaticamente vêm em nossas mentes, tal como o cheiro de algum alimento, perfume de alguma pessoa, ou até mesmo aquela comida preparada pela avó. Como se voltássemos no tempo, como se fosse algo que estivesse acontecendo naquele exato momento. 

                                      Fonte: Word Press


Pois bem, isso acontece, devido ao nosso sistema límbico, parte do nosso cérebro que é responsável pelas emoções, memórias e reflexos, dessa forma, o ar passa pelas narinas e logo é assimilado a alguma emoção presente em determinado momento de nossas vidas, assim, quando sentimos novamente o odor em questão, nosso cérebro busca como referência aquela situação que ficou marcada por aquele cheiro!



Fonte: Neurociências em benefício da educação.

Por Andreza Dantas Ferreira

Nenhum comentário: