Curiosidades

[Curiosidades][grids]

Internet

[Internet][grids]

Politica

[Politica][grids]

Tecnologia

[Tecnologia][grids]

Saúde

[Saúde][grids]

Astronomia

[Astronomia][grids]

Beleza

[Beleza][grids]

Ciência

[Ciência][grids]

Donald Trump e a Ku Klux Klan - Conheça o batismo da organização




A Ku Klux Klan foi uma das organizações secretas mais temidas do mundo. Ela foi conhecida por promover a violência contra os negros e imigrantes americanos e já chegou a contar com cerca de 5 milhões de membros em seu auge. 

 Logo após a guerra civil  nos Estados Unidos foi conquistada a abolição da escravidão e garantia de direitos civis para os negros. Com isso, era esperada uma melhora na economia do país e as pessoas aprenderiam a conviver com os negros normalmente. Porém, um grupo de 6 jovens resolveu criar um grupo sem fins políticos com o objetivo de se divertirem com os negros que não tinham estudos e acreditavam em muitas superstições. Eles saiam nas ruas com um capuz branco na cabeça e vestidos totalmente de brancos para aterrorizar os negros fingindo serem os fantasmas de seus antigos donos que voltaram para buscá-los. 

Para escolher o nome os jovens se inspiraram na palavra grega Kuklux, que significa círculo. Para facilitar a pronúncia, eles dividiram a palavra em duas, Ku Klux. Para terminar, adicionaram a palavra "Klan", que em sua forma correta de escrita (clan) significa irmandade ou banda. Assim, nasceu o nome Ku Klux Klan.

Seu símbolo ficava sem suas vestes e era um emblema circular com uma gota de sangue e um número 6, que significava o derramamento de sangue dos combatentes brancos e os 6 primeiros membros da organização.

Requisitos para entrar

Os membros da KKK (sigla do grupo) acreditavam que a escravidão voltaria ao sul do país e lutavam para que isso acontecesse. Todos os integrantes, sem exceção, deveriam ser de pele branca e cristãos protestantes. Todos eles carregavam uma bíblia em baixo do braço.

Resultado de imagem para ku klux klan

O ritual de entrada

Em suas reuniões eles costumavam queimar uma cruz de madeira que representava o fogo do espírito santo. Cada novato deveria recitar um juramento:

  " Lembrem a todo momento, fidelidade a fé jurada é honra, vida e felicidade. Mas, para infringi-la, significa vergonha, desgraça e morte! "  - Juramento da Ku Klux Klan

Após recitar o juramento, o novato recebia um banho de água na cabeça e nos ombros, representando o batismo como o dos cristão. Durante esse ritual, o líder direto dizia: 

" Em mente, em corpo, em espírito e em vida. ".



Após isso, o novo membro era oficialmente aceito. Sua obrigação sagrada e de todos os outros membros era a manutenção e a supremacia da raça branca na república. Além de serem violentos com os negros, eles também agiam com hostilidade com os brancos que defendiam os negros. Eles incendiaram diversas escolas e assassinaram muitos professores pois seu maior medo era de que os negros recebessem educação e instrução, o que tornaria impossível a volta do regime de escravidão no país. 

Por conta de seus diversos atos de violência, o presidente da época tornou essa organização ilegal em 1871. Diversos membros foram presos e os que conseguiram escapar fundaram outros clãs com os mesmos ideais da Ku Klux Klan. A organização foi desfeita.

O retorno

Em 1915 o diretor de cinema Griffith dirigiu um filme chamado " O nacimento de uma nação" em que revelada imensa simpatia pela ideologia do clã. Isso motivou diversos racistas a retomarem as práticas da KKK e ela foi refeita. Até os dias atuais a Ku Klux Klan existe e muitos membros ainda praticam diversas atrocidades. 



Donald Trump foi um membro ?

Resultado de imagem para ku klux klan

Uma parte da internet especula que Donald Trump um dia fez parte desta organização. Uma foto muito famosa que circula pela internet é dele mais novo ao lado de dois membros vestidos com os trajes oficiais do grupo. Ainda não se tem certeza se isso é real ou não, mas a foto indica que ele já teve alguma relação direta com o grupo.



Por: Rômulo SS

Nenhum comentário: