Curiosidades

[Curiosidades][grids]

Internet

[Internet][grids]

Politica

[Politica][grids]

Tecnologia

[Tecnologia][grids]

Saúde

[Saúde][grids]

Astronomia

[Astronomia][grids]

Beleza

[Beleza][grids]

Ciência

[Ciência][grids]

Você já teve Déjà vu?

Muitas pessoas já se perguntaram ou acharam estranha a sensação de já terem vivido um momento semelhante ao que viram em algum lugar ou em alguma situação. 

Pessoas relataram na maioria das vezes um momento parecido com este: está caminhando por um lugar qualquer, e ao olhar para alguma casa, parque ou qualquer lugar que seja, você sente a sensação de já ter estado lá em algum momento de sua vida, mesmo sabendo que nunca esteve, é um sentimento muito real e vívido.

                                      Fonte: G1.globo


O déjà vu, no sentido real da tradução que vem do francês, significa "já visto". Muitos pesquisadores procuraram entender este fato, ou ao menos buscar explicações cabíveis a esse fenômeno, porém, não é algo que haja muito o que se estudar sobre, já que apesar de acontecer com muitas pessoas, não são todas, e além disso, dificilmente alguém conseguiria explicar o que outras pessoas sentem, mesmo que se houvesse todos os conhecimentos existentes e a mais avançada das tecnologias. Em questão de números, é estimado que aproximadamente 60 à 80% das pessoas passam por essa experiência.

Alguns pesquisadores propuseram que centros de memória do cérebro desencadeiam esse acontecimento, outros dizem ser algum tipo de vidência ou profecia. Outros, acreditam que exista uma espécie de universo paralelo, como o físico Michio Kaku, que acredita que a existência de universos paralelos e a física quântica podem explicar, e a possibilidade de alternar entre diferentes universos.

                                      Fonte: Jornalista de  saia


No ano de 2004, psicólogos de duas universidades dos Estados Unidos, fizeram um tipo de experimento, fazendo com que seus alunos olhassem algumas imagens dos campus, em busca de algumas cruzes sobrepostas nas mesmas. Eles não tinham mais que um segundo para olhar as imagens, dessa forma, não tinham tempo suficiente para que pudessem analisar ou olhar com grande atenção mais detalhes das fotos. Após uma semana, esses mesmos alunos voltaram, e ao ver as mesmas imagens, diziam já ter conhecido os lugares, ou seja, essa experiência comprovou que é possível desencadear mini déjà vus. 

Um estudo publicado pela The Quarterly Journal of Experimental Psychology, afirmou que essa ocorrência se dá pelo nosso cérebro tentando checar se ocorreu algum erro de memória, se existe alguma incoerência sobre o que realmente vivemos e aquilo que apenas pensamos que vivemos. E você? Já teve déjà vu?


Fontes: Super.abril. Sempre questione.


Por Andreza Dantas Ferreira

Nenhum comentário: