Curiosidades

[Curiosidades][grids]

Internet

[Internet][grids]

Politica

[Politica][grids]

Tecnologia

[Tecnologia][grids]

Saúde

[Saúde][grids]

Astronomia

[Astronomia][grids]

Beleza

[Beleza][grids]

Ciência

[Ciência][grids]

Por que sentimos medo de palhaços?

(Em Waco, Kentucky, um usuário do Facebook flagrou um dos palhaços depois de 
informações sobre suas aparições na cidade) 

Esta nova onda de pessoas vestindo de palhaços com registros feitos nos EUA ( Kentucky, Indiana e Kansas) e até mesmo no Brasil está deixando muitas pessoas com medo. Para responder a pergunta "Por que sentimos medo de palhaços?" precisamos saber do conceito de 'medo', vamos lá: "A palavra medo significa uma espécie de perturbação diante da ideia de que se está exposto a algum tipo de perigo, que pode ser real ou não. Pode-se entender ainda o medo enquanto um estado de apreensão, de atenção, esperando que algo ruim vá acontecer." - (Brasil Escola.)

Polícia de Middlesboro
(Em Middlesboro, Kentucky, a polícia prendeu Jonathan Martin, que estava vestido
de palhaço e espreitavaapartamentos em prédios da cidade.)


O que a psicologia diz sobre o medo?


"Segundo Dalgalarrondo (2006) apud Mira y López (1964), o medo se apresenta em escalas até a sua inativação, ou seja, ele vai paulatinamente tomando uma proporção até que o indivíduo tenha seus sentimentos e emoções estabilizados, dividindo-se em seis fases de acordo com o grau de extensão e imensidão, são eles: 1. Prudência; 2. Cautela; 3. Alarme; 4. Ansiedade; 5. Pânico (medo intenso); 6. Terror (medo intensíssimo)."- (Psicologado.com)

O medo é uma perturbação das emoções e do que nós sentimos, porém, este sentimento é importantíssimo para a preservação da nossa espécie. Já imaginou se não existisse o medo? O que aconteceria? Atravessar uma rua sem temer a um possível acidente?

Um professor de Psicologia da Universidade de Nottingham Trent, chamado de Mark Griffiths, no Reino Unido, diz que palhaços assustam mais por causa de suas representações em filmes de terror. "A maioria das pessoas não têm medo no dia a dia, mas a cara de palhaço passou a fazer parte de uma cultura de sustos. Há o estereótipo do palhaço malvado, também reforçado em filmes graças ao Coringa ou do vilão em It, A Coisa" , diz Griffiths. - (BBC).

Barack Obama comentou sobre o caso, "As autoridades locais estão analisando a situação com seriedade e deve investigar apropriadamente se perceberem que há ameaças à segurança pública", disse.



Bom, uma coisa é certa, várias pessoas estão se aproveitando da moda para fazer vídeos fakes na internet e ganhar popularidade. Comente aí em baixo o que você achou da matéria! Não esquece de mostrar ao seu amigo!

Fontes: Brasil Escola; BBC Brasil; Psicologado).

Por: Fernando Moreira.
Facebook: Fernando Moreira
Instagram: @fernandosmor

Nenhum comentário: