Curiosidades

[Curiosidades][grids]

Internet

[Internet][grids]

Politica

[Politica][grids]

Tecnologia

[Tecnologia][grids]

Saúde

[Saúde][grids]

Astronomia

[Astronomia][grids]

Beleza

[Beleza][grids]

Ciência

[Ciência][grids]

Por que sentimos frio ao sair da água ?

 A maioria das pessoas gostam de um bom banho de piscina ou mar, pois além de refrescar o corpo nos dias de calor, a sensação de estar em um ambiente diferente do nosso habitat natural (a terra firme) pode ser muito prazerosa e relaxante. Mas uma coisa que incomoda muita gente é o fato de ao sairmos de um ambiente aquático sentirmos aquele  friozinho de arrepiar, mas de onde vem esse frio ?

Ao contrário do que muita gente pensa, isso não ocorre por conta da temperatura externa, e sim da temperatura interna do nosso corpo. A água costuma estar em uma temperatura menor do que o ambiente externo, e quando entramos nela o nosso corpo trabalha para equilibrar a temperatura corporal com a da água, e nesse processo o corpo acumula calor.

No processo de equilibrar a temperatura o organismo e a água começam a trocar calor, assim atingindo um equilíbrio entre a água e o corpo. Por isso quando entramos na água ela costuma estar fria, mas depois de um tempo nosso corpo se acostuma com a temperatura da água e deixamos de sentir esse frio. 

Quando saímos da água esse processo de equilíbrio térmico começa novamente pois o meio externo está me uma temperatura diferente da água, então o corpo começa a trocar calor com o meio externo onde existe ar.

E por que os pelos do corpo se arrepiam e eu não consigo parar de tremer ?


Quando o ar bate na nossa pele que está com calor acumulado, ele se aquece e volta para a atmosfera e nesse processo o corpo perde ainda mais calor. Para evitar que essa troca de calor seja muito violenta, o corpo busca algumas defesas e então surgem alguns efeitos como bater o queixo, tremer, se arrepiar, etc.

O nosso corpo se arrepia justamente para evitar que o ar que bate na nossa pele volte muito rapidamente para o organismo. Os pelos arrepiados servem como um isolante que dificulta um pouco a saída do ar da nossa pele.

Estamos falando sobre as reações do corpo em uma piscina, praia ou represa em temperaturas que o nosso corpo suporta com mais facilidade, em que as reações citadas acima ocorrem de uma maneira suportável. Mas quanto mais baixa a temperatura da água, mais intensas serão as trocas de calor e reações do organismo o que pode ser prejudicial para o nosso corpo.

Fonte da imagem: rusmea.com  , curiosoando.com
Fonte das informações: Professor de física anônimo



Por: Rômulo SS

Nenhum comentário: