Curiosidades

[Curiosidades][grids]

Internet

[Internet][grids]

Politica

[Politica][grids]

Tecnologia

[Tecnologia][grids]

Saúde

[Saúde][grids]

Astronomia

[Astronomia][grids]

Beleza

[Beleza][grids]

Ciência

[Ciência][grids]

Por que existe o horário de verão ?




Desde 1930 a lei brasileira determina que no terceiro domingo do mês de outubro alguns estados devem adiantar seus relógios em uma hora, e esse evento é chamado de horário de verão. Inventado por Benjamim Franklin no século XVIII, o horário de verão deve durar do terceiro domingo de outubro até o terceiro domingo de fevereiro e esse evento ocorre com o propósito de obter determinados resultados, mas quais ?

O horário de verão serve para reduzir a demanda de energia e evitar de sobrecarregar as fornecedoras e eletricidade. Os horários de maior consumo de energia elétrica são nos finais de tarde, quando as pessoas chegam em casa e ligam o chuveiro elétrico e as lâmpadas de casa, tudo ao mesmo tempo, consumindo assim muito mais energia do que nos outros horários. Durante o horário de verão, como os relógios são adiantados em uma hora, as pessoas chegam em casa enquanto ainda há luz solar, fazendo assim desnecessário o uso de luz elétrica reduzindo assim o consumo nesse horário do dia.

Mas por que alguns estados não utilizam o horário de verão ?

As áreas mais próximas à linha do equador sofrem menos alteração na duração dos dias e noites ao longo do ano, o que torna inviável a utilização do horário de verão. Logo, as regiões brasileiras mais próximas à essa linha - norte e nordeste - não produziriam os picos de energia necessários para alteração do tempo.
Estados que adotam o horário brasileiro de verão

Algumas pessoas que reclamam da mudança no horário defendem que ocorrem alterações biológicas nos habitantes, trazendo problemas de saúde em troca de uma pequena redução no consumo de energia. Porém, de acordo com o governo, há uma redução de cerca de 5% de energia, o que convertido em números dá uma grande diferença nos gastos, o que justificaria a alteração no horário.

Fonte: mundoeducacao.bol.uol.com.br


Por: Rômulo SS

Nenhum comentário: