Curiosidades

[Curiosidades][grids]

Internet

[Internet][grids]

Politica

[Politica][grids]

Tecnologia

[Tecnologia][grids]

Saúde

[Saúde][grids]

Astronomia

[Astronomia][grids]

Beleza

[Beleza][grids]

Ciência

[Ciência][grids]

O que faz o dólar variar de preço ?

É incontestável que o valor do dólar afeta diretamente a economia do Brasil e de diversos outros países do mundo. Dependendo de seu estado atual um país pode cair em uma profunda crise econômica ou faturar incontáveis quantidades de capital fazendo assim seu PIB decolar. Mas quais fatores fazem o dólar aumentar ou diminuir de preço ?

Para responder a essa pergunta primeiro é importante entender o conceito da taxa de câmbio: câmbio é a relação de preço entre duas economias e tem o objetivo de facilitar as transações comerciais entre os países. Diariamente o Banco Central do Brasil divulga a média da taxa de câmbio que está sendo adotada no dia tendo o dólar como moeda referencial. Basicamente o dólar influencia diretamente na taxa de câmbio entre os países.

Existem três tipos de dólar, são eles: 
Dólar comercial: É utilizado para operações realizadas em bolsas de valores e transações feitas para o exterior entre empresas e até mesmo governos. 
Dólar turismo: Este possui uma cotação(valor da moeda) um pouco maior que o comercial. Ele é utilizado, como o próprio nome diz, para turismo, viagens para o exterior e pagamento de faturas de cartões de crédito utilizados para compras em outros países.
Dólar paralelo: É uma espécie de "dólar pirata", vendido por pessoas ou entidades que não são autorizadas para comercializar a moeda.

Para entender o que faz o dólar variar de preço, também é importante entender a lei da oferta e demanda. Ela diz que quanto mais produtos há no mercado, menor é o preço, e quanto menos produtos no mercado maior é o preço. Vamos utilizar o alto preço do feijão como exemplo: com o dólar alto, os produtores de feijão começaram a exportar mais sua mercadoria pois recebendo em dólar teriam um lucro muito maior do que vender em solo nacional. Com a grande taxa de exportação do feijão, a quantidade desse produto no país caiu, fazendo seu preço aumentar.

Com o dólar não é diferente, a oscilação no seu preço variam de acordo com a sua quantidade no mercado. 

Mas o que faz o dólar entrar e sair do país ?

O principal fator que movimenta o dólar no Brasil são os investimentos estrangeiros. Se os investidores acreditam que o país pode trazer lucro eles investem em dólar em alguma área do país. Por exemplo: se uma empresa que fabrica carros acredita que a população de um determinado país tem condições financeiras de adquirir seus carros e que a empresa vai ter uma boa taxa de lucro, eles investem em construir montadoras no país e assim movimentam dólar. 

E o que garante para os investidores que o país é confiável para investimentos ? 

Existe um dado chamado risco país que mede o grau de instabilidade econômica em um país. Quanto maior o risco país, mais instabilidade econômica e menos os investidores vão optar por investir no país. Quando o risco país aumenta, os investidores retiram seu dinheiro do país, fazendo com que a quantidade de dólar no mercado diminua e o preço do dólar aumenta, por conta da lei de oferta e demanda. Isso impacta diretamente nas despesas das empresas em território nacional, pois suas dívidas com outros países são pagas em dólar, logo se o preço do dólar sobe muito as empresas também começam a pagar mais caro por matéria prima e dívidas estrangeiras, fazendo muitas delas abrirem falência por não conseguir arcar com esse aumento nas dívidas e isso é a causa de boa parte do desemprego.

Há vários fatores que alteram o risco país, mas um estável e bom governo é a base para o país ser bem visto aos olhos dos investidores estrangeiros.


Fonte da imagem: diariodecanoas.com.br
Fonte de informações: Canal Universidade Financeira


Por: Rômulo SS.




Nenhum comentário: