Curiosidades

[Curiosidades][grids]

Internet

[Internet][grids]

Politica

[Politica][grids]

Tecnologia

[Tecnologia][grids]

Saúde

[Saúde][grids]

Astronomia

[Astronomia][grids]

Beleza

[Beleza][grids]

Ciência

[Ciência][grids]

O que é segundo turno e o que acontece se houver empate em eleições


O segundo turno é uma etapa que ocorre nas eleições quando nenhum candidato alcança a marca de 50% + 1 dos votos logo na primeira eleição. Essa segunda etapa é bem comum no Brasil, pois na maioria das eleições essa marca não é atingida logo no primeiro turno, seja para prefeito, presidente ou vereador.

Os artigos 28, 29 e 77 da Constituição Federal de 1988 diz que quando nenhum canditado atinge a maioria absoluta no primeiro turno, uma nova eleição deve ser feita em até 20 dias após a divulgação do resultado. Neste segundo turno só disputam os dois canditados mais votados no primeiro turno e vence aquele que alcançar a maioria dos votos válidos. Se antes do segundo turno um deles vier a falecer, desistir ou for impedido legalmente de concorrer, será eleito o que obteve maior votação entre os restantes. 

E no caso de empate no primeiro turno ?
Apesar de serem raros, acontecem casos de empate de votos em eleições no mundo inteiro. No Brasil, se ocorrer empate entre os restantes citados acima, é convocado o mais idoso para assumir o cargo. 

Pouca gente sabe, mas não são todos os municípios que podem ter segundo turno. Só pode ocorrer um segundo turno em municípios que possuam mais de 200 mil (duzentos mil) eleitores válidos. Confira aqui os municípios que podem ter segundo turno neste ano (2016).

Fonte: www.eleicoes2016.com.br


Por: Rômulo SS

Nenhum comentário: