Curiosidades

[Curiosidades][grids]

Internet

[Internet][grids]

Politica

[Politica][grids]

Tecnologia

[Tecnologia][grids]

Saúde

[Saúde][grids]

Astronomia

[Astronomia][grids]

Beleza

[Beleza][grids]

Ciência

[Ciência][grids]

Por que sentimos o telefone vibrar quando ele não vibrou?


Você já ouviu falar no fenômeno das "vibrações fantasma"? É o que acontece quando você está muito acostumado a andar próximo do celular e, do nada, sente ele vibrando - mesmo que ninguém tenha ligado ou mandado mensagem. O estudo desse fenômeno não é novo - uma tirinha do quadrinho "Gilbert" de 1996 (em inglês) já brincava com a sensação. Mas, afinal, por que isso acontece?



Segundo o psicólogo David Laramie, em 2012, um grupo de 290 jovens de Indiana participaram de uma pesquisa sobre "vibrações fantasma"; 89% deles já haviam sentido o tremor imaginário, com média de uma vez por quinzena. Outro estudo, voltado para funcionários de hospitais (que frequentemente consultam pagers e celulares em casos de emergência), descobriu que 68% dos funcionários já experimentaram os tremores. Aliás, não são apenas tremores. O estudo de Laramie descobriu um tipo de alucinação relacionada à ansiedade: dois terços dos participantes chegaram a escutar seus telefones tocando.

Mas por que as pessoas sentem as tais vibrações que nunca aconteceram ainda é motivo para discussão. No estudo com funcionários de hospital, os pesquisadores chegaram à hipótese de que os sinais fantasmas "devem resultar de uma interpretação equivocada do córtex cerebral em relação aos sinais sensoriais". Segundo o estudo, o cérebro lida com o excesso de informação sensorial aplicando "filtros ou esquemas baseados no que ele espera encontrar". No caso das vibrações fantasma, o cérebro está esperando uma ligação; logo, interpreta erroneamente os impulsos sensoriais. Qualquer estímulo pode desencadear essa reação "equivocada": seja a pressão da roupa, uma contração muscular, entre outros. 

Nenhum comentário: