Curiosidades

[Curiosidades][grids]

Internet

[Internet][grids]

Politica

[Politica][grids]

Tecnologia

[Tecnologia][grids]

Saúde

[Saúde][grids]

Astronomia

[Astronomia][grids]

Beleza

[Beleza][grids]

Ciência

[Ciência][grids]

Por que ficamos roucos?

A rouquidão pode aparecer por diversos motivos, mas aparece essencialmente quando há esforço violento das cordas vocais. As cordas vocais são compostas por músculos e encontram-se cobertas por mucose protetora. As cordas vocais unem-se para diminuir a saída do ar dos pulmões e é então que se produz o som, comandado pelo cérebro. A rouquidão pode também ser provocada por resfriados, tabagismo ou qualquer irritação que impede a voz de sair fluída e limpa. Numa situação de gripe forte, acontece por vezes a garganta ficar rouca.


Rouquidão é a mudança no tom ou na qualidade da voz, em geral para um tom mais áspero. Ela pode vir acompanhada de cansaço ou mesmo dor ao falar. A rouquidão pode ser aguda (de curta duração) ou crônica (de longa duração).


A rouquidão representa um mau funcionamento da laringe, que é o órgão responsável pela passagem do ar para a traqueia e pulmões e pela emissão da voz. A laringe contém as cordas vocais, duas faixas de músculos e membranas que, ao vibrar, emitem o som. Na maioria dos casos, a rouquidão acontece após infecções respiratórias ou pelo uso indevido da voz, que geram uma inflamação das cordas vocais. Porém o problema pode se localizar em estrutura próxima, como vinda do esôfago no caso do refluxo de ácidos do estômago.

Contudo, rouquidão que continua por semanas ou meses, principalmente se acompanhada de tosse com sangue, dificuldade para respirar ou para engolir, é um sinal de alerta. A rouquidão pode ser um sintoma inicial de doenças mais graves, como o câncer da laringe. Neste caso, quanto mais precoce for o diagnóstico, melhores são as chances de cura.

Nenhum comentário: