Curiosidades

[Curiosidades][grids]

Internet

[Internet][grids]

Politica

[Politica][grids]

Tecnologia

[Tecnologia][grids]

Saúde

[Saúde][grids]

Astronomia

[Astronomia][grids]

Beleza

[Beleza][grids]

Ciência

[Ciência][grids]

O que é radiação?




Resumidamente, radiação é uma forma de energia transmitida através do ar ou não, como uma onda eletromagnética ou partículas. Além de existir naturalmente no ambiente, a radiação também vem de fontes artificiais como atividades médicas e industriais.

A forma mais familiar de radiação é a luz solar, que consiste de radiação numa gama de comprimentos de ondas a partir do infravermelho, mais longo, aos raios ultravioletas, mais curtos. Além da radiação solar, existem outros tipos de radiação que recebemos em pequenas doses, como as que vêm da terra, o ar que respiramos e fontes artificiais como aquelas usadas ​​na medicina


Dividimos todas estas formas de radiação em duas categorias: radiações ionizantes e não ionizantes. Íons são átomos e moléculas que podem ter tanto uma carga elétrica positiva quanto negativa. O tipo de radiação que faz com que eles se tornem íons é conhecida como a radiação ionizante. Radiações não ionizantes, por outro lado, não têm energia suficiente para causar esta mudança de estado.

Todos nós recebemos alguma exposição à radiação ambiente natural, bem como, ocasionalmente, radiação artificial como raios-x médico ou odontológico.


  • collage2Radiação não Ionizante
  • A radiação não ionizante tem menos energia do que a radiação ionizante e inclui formas como microondas ou ondas de rádio e televisão. Seu efeito geralmente é limitado à geração de luz ou calor.
  • Fig. 1: Ionização é o processo onde um elétron é ejetado do átomo, que em seguida, torna-se eletricamente carregado.Radiação Ionizante
A radiação ionizante consiste em ondas eletromagnéticas com energia suficiente para fazer com que os elétrons se desprendam de átomos e moléculas, alterando sua estrutura – num processo conhecido como ionização.

Nenhum comentário: