Curiosidades

[Curiosidades][grids]

Internet

[Internet][grids]

Politica

[Politica][grids]

Tecnologia

[Tecnologia][grids]

Saúde

[Saúde][grids]

Astronomia

[Astronomia][grids]

Beleza

[Beleza][grids]

Ciência

[Ciência][grids]

Criança descobre falha no Instagram e ganha 10 mil dólares

Instagram


Aprender programação cedo na vida tem suas vantagens para o mercado de trabalho e este é o caso de Jani, de 10 anos de idade. Ele descobriu uma falha no código do aplicativo do Instagram - que já foi corrigida - e se tornou a pessoa mais jovem a receber uma recompensa do Facebook: 10.000 dólares.

Ao mexer no código do app, o garoto finlandês descobriu que era possível forçar a remoção de comentários nas publicações dos usuários, algo que permitiria uma espécie de censura a quem conhecesse a técnica.

O prêmio dada a Jani faz parte do programa de caça a bugs, que é promovido pelo Facebook desde 2011. No total, a companhia já pagou o valor de 4,3 bilhões de dólares a mais de 800 pesquisadores de segurança digital por descobertas de falhas em seus apps. As recompensas normalmente têm valor menor que a concedida a Jani e giram em torno dos 1.780 dólares, segundo o Washington Post.

O jovem recebeu um prêmio maior do que a média porque a falha encontrada por ele poderia afetar qualquer um dos mais de 400 milhões de usuários mensalmente ativos do Instagram. Não se sabe como a falha foi encontrada na API (interface de programação do app), mas Jani e seu irmão têm o hábito de assistir vídeos sobre segurança digital no YouTube, de acordo com o site iltalehti.

O garoto planeja usar o dinheiro para comprar uma nova bicicleta, equipamento de futebol americano e novos computadores para seus irmãos.

Uma curiosidade: segundo os termos de serviço do Instagram, a idade mínima para utilizar o aplicativo é 13 anos de idade. Ou seja, Jani ainda precisa esperar três anos para poder publicar fotos na rede social sem violar a política de uso - apesar de sua descoberta.

Nenhum comentário: