Curiosidades

[Curiosidades][grids]

Internet

[Internet][grids]

Politica

[Politica][grids]

Tecnologia

[Tecnologia][grids]

Saúde

[Saúde][grids]

Astronomia

[Astronomia][grids]

Beleza

[Beleza][grids]

Ciência

[Ciência][grids]

A tela touchscreen foi criada em 1965, entenda!

alguns anos não era nada comum ver alguém usando um dispositivo com tela sensível ao toque, especialmente um celular. Se você nasceu até os 1990, é bem provável que o primeiro aparelho equipado com tal tecnologia que viu foi em alguma obra de ficção científica do cinema. Atualmente, smartphones, tablets, GPS e até mesmo monitores que fazem parte do nosso dia a dia trazem telas do gênero. 

Seja dentro de casa ou na rua, em totens digitais ou caixas eletrônicos espalhados pela cidade, não é tão incomum ver alguém utilizando os dedos (ou uma caneta especial) para manipular o conteúdo exibido no display. Apesar de ter caído nas graças fabricantes e utilizadores há pouco tempo, a história das telas sensíveis começou há cerca de 50 anos, na Inglaterra, com o inventor E. A. Johnson. De lá pra cá, o conceito evoluiu bastante por meio de contribuições de vários cientistas ao redor do mundo.

Historiadores consideram a tela de toque uma tela de toque capacitivo inventado por EA Johnson no Estabelecimento Radar Royal, Malvern, Reino Unido, por volta de 1965 - 1967. O inventor publicou uma descrição completa da tecnologia de tela sensível ao toque para controle do tráfego aéreo em um artigo publicado em 1968. Em 1971, um sensor de toque foi desenvolvido pelo doutor Sam Hurst enquanto ele era um instrutor da Universidade de Kentucky. 



Este sensor chamado de Elograph foi patenteado pela Universidade de Kentucky Research Foundation. O Elograph não foi transparente como telas sensíveis ao toque moderno, no entanto, foi um marco significativo na tecnologia de tela sensível ao toque. O Elograph foi selecionado pela Pesquisa Industrial como um dos 100 mais importantes novos produtos do ano de 1973.

Nenhum comentário: